Tutorial CryEngine 3

-------- INTRODUÇÃO E EXPLICAÇÃO

Bem-Vindo aos tutoriais do jam3D sobre o CryEngine, a engine grátis da CryTek e CryDev para desenvolvimento de aplicações e jogos, existem duas versões do CryEngine 3:

-Free SDK
Este que nos trabalharemos, como nossa intenção é criar um aplicativo do zero, é este software que iremos utilizar. O Free SDK é totalmente grátis e é destinado a criuação de nossos proprios aplicativos, e por esse motivo, ha uma quantidade extremamente pequena de objetos, personagens, mapas, scripts, efeitos, etc, pois como é um aplicativo para você criar seu proprio software, a CryTek não disponibiliza de objetos e coisas para você, pois senão não seria você que estaria criando o game, e sim a CryTek, o objetivo do prograam é usar programas de terceiros, como o 3DS Max, Photoshop etc, para criar o conteúdo seu para seu game a aplica-lo usando esse programa. O Engine tem varios bugs pela falta de scripts e arquivos nele, mas é grátis e a CryTek te da o enorme privilégio de criar um game sem fins lucrativos (se tiver fins lucrativos terá que pagar pela versão comercial), sem gastar um centavo! Existem outros software que também lhe dão este privilégio, mas nenhum deles tem os gráficos incríveis do CryEngine 3!

-Mod SDK:
Vem junto com o game Crysis 2, específico para criar mods para o Crysis 2, possuindo consideravelmente menos bugs que a versão free, é mais completa, possui dezenas de milhares de objetos, texturas, personagens e outras coisas pré-aplicadas, todas retiradas do proprio game, porém não é permitido o uso deste software para criação de seus próprios softwares, apenas para a criação de mods e conteúdo para o Crysis 2.

Ambas as versões são iguais e funcionam da mesma forma, portanto, se souber usar o Free SDK, saberá usar o Mod SDK e vice-versa, a unica diferença visual esta no design do Mod SDK que é branco, e o Free SDK que é preto, nada mais que isso.

--------- USO DO CRYENGINE E REQUISITOS

O CryEngine 3, por possuir gráficos de última geração, precisa, necessariamente, de um computador potente para que se possa trabalhar com ele, abaixo você ve os requisitos mínimos para roda-lo:

Mínimo:
Processador: Athlon X2 2.8Ghz / Pentium Dual Core 2.8Ghz
Placa de Vídeo: Radeon HD 4350 / Nvidia 8400 GS / Intel HD3000 com Overclock
RAM: 2GB
HD: 5GB livres

Recomendado:
Processador: Phenom II X4 3.0Ghz / Core 2 Quad 2.8Ghz / Core i3 3.0Ghz
Placa de Video: Radeon HD 5670 / Nvidia 9800gt
RAM: 4GB
HD: 20GB livres

Otimizado e Perfeito:
Processador: FX-8120 3.1Ghz / Phenom II X6 4.2Ghz / Core i5 2500k 3.3Ghz
Placa de Video: Radeon HD 6870 / Nvidia GTX 560
RAM: 8GB
HD: 50GB livres

E lembrando que para acessar o CryEngine é necessario um cadastro no site da CryDev


--------- CRIAÇÃO DO GAME E A CRYDEV

A CryDev, é a empresa que gerencia o CryEngine e o mantém atualizado, é uma área da CryTek, não uma empresa sozinha, e no site da CryDev: www.crydev.net é possivel ver algumas novidades e projetos impressionantes de outras pessoas.
Se você tem alguma noção de inglês, eu recomendo fielmente que você va aos fórums da CryDev, que la temos varios especialistas para ajudar em qualquer coisa que precise, lá você pode mostrar ao mundo o progresso do seu projeto, e ajudar outras pessaos e até ajudar em seus projetos, e quem sabe até fazer uns amigos.

Bom, para criar seu jogos pelo CryEngine, você terá que ter uma equipe montada, para que a CryDev possa idepntificar e dar os créditos á quem fez o game, a equipe quero dizer, e também vocês devem saber que é impossivel fazer um jogo sozinho, a não ser que ele seja beeem simplizinho, com uma equipe razoavel ja da para fazer um jogo bem legal.





--------------------------->> TUTORIAIS <<--------------------------

Agora vamos ao que realmente interessa, os tutoriais, para você aprender a sua ro CryEngine e começar a trabalhar nos seus projetos, sejam eles animações, jogos, ou mods para o Crysis 2 com o uso do Mod SDK:

Tutorial 01: Navegação e movimento da camera

Tutorial 02: downloads e programas importantes

Tutorial 03: Criando um Terreno

Tutorial 04: Editando o Tereno

Tutorial 05: Adicionando e Gerenciando Texturas